No ano de 2012, sob orientação da Profª Elza Berger Salema Coelho a discente Anne Caroline Luz Grüdtner da Silva defendeu sua dissertação de mestrado intitulada “VIOLÊNCIA CONJUGAL SOB A ÓTICA DO CASAL– ANÁLISE DOS INQUÉRITOS POLICIAIS DE UMA CIDADE DO SUL DO BRASIL”

Abaixo disponibilizamos o resumo do trabalho que discute um tema tão complexo e muitas vezes velado na prática dos profissionais de saúde e pela sociedade. Clique aqui para acessar a dissertação na íntegra.

Resumo: A violência perpetrada pelo parceiro íntimo é uma das formas mais comuns de violência contra a mulher, e reflete questões culturais, sociais e de gênero. A dissertação teve como objetivo analisar o perfil dos casais envolvidos em violência doméstica e qual a dinâmica desta violência, a partir do depoimento dos envolvidos. A metodologia utilizada é descritiva com abordagem quanti-qualitativa. Foram selecionados 172 Inquéritos Policiais registrados no ano de 2010, na 6a Delegacia de Polícia de Proteção à Mulher, à Criança e Adolescente de Florianópolis/Santa Catarina, que investigavam violência contra a mulher cometida pelo parceiro ou ex-parceiro. Nossos resultados serão descritos em 2 artigos, o primeiro intitulado “O que se sabe sobre o autor de violência contra a parceira íntima: uma revisão sistemática”, que apresenta o perfil do parceiro íntimo envolvido em situação de violência contra a mulher encontrado em pesquisas publicadas entre 2000 e 2010, nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SciELO. O segundo artigo, intitulado “Violência contra a mulher: o relato dos parceiros no Inquérito Policial”, aborda o perfil dos casais que a mulher denunciou violência na delegacia de Proteção à mulher, e os tipos de violência perpetrada e sofrida por eles. A importância do estudo esteve em revelar as características da violência a partir da visão do homem e da mulher envolvidos no contexto das agressões, ampliando as informações referentes a este tipo de violência.

 

Posted by admin

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *